14/06/2007
A discussão - ou monólogo público?? - sobre o uso adequado dos royalties está levando à linda baixaria que quase sempre predominou nas rodas dos debates sobre o que fazer com a outrora promissora: Campos dos Goytacazes/RJ!!!
Por mais que alguns poucos "obstinados" e "devotos" do exercício democrático tentem, o fato é que não conseguimos sair da mesmice, da pasmaceira de sempre, dos egos em excessos - locais e provincianos - que embalaram e ainda fazem a história desta terra miserável de Escravos, de Engenhos e de Royalties do Petróleo.
Nos últimos anos o que tivemos em excesso foram radialistas no poder, falastrões egocêntricos e um retrocesso radical dos movimentos sociais. Hoje as universidades locais - e são muitas!! - não mais conseguem fomentar as renovações fundamentais e nem as revoluções urgentes do pensamento e das ações públicas.
Boa parte deste caos se deve porque há nelas de fato um certo - e talvez profundo - enredamento, um entrelaçamento pouco ético com os poderes da administração pública local e regional, fatos que tendem a partidarizar politicamente tudo que se passa e se pensa no seio da comunidade acadêmica, deixando órfãos de idéias e ideais os cidadãos e cidadãs da Campos dos Goytacazes de hoje.
A maneira como um Secretário Municipal de Comunicação conduz a discussão pública e a crítica de um segmento universitário - chamando todos para uma cervejada num boteco de esquina - ao uso dos royalties, nos dá a nítida dimensão da precária condição político-administrativa do atual prefeito, ao mesmo tempo que esgarça para toda a comunidade a pouca reputação de muitos indivíduos que fazem política por aqui!!
É dito em "boca pequena" por aí que boa parte das bolsas universitárias pagas pela prefeitura de Campos - à título de "investimento" segundo o Secretário de Comunicação - é destinada a muita gente de alto poder aquisitivo e influente na Administração Municipal!!!
Ora, Senhor Secretário - seria esta uma boa oportunidade para a Secretaria de Comunicação Municipal - ao invés da cerveja no boteco - apresentar uma lista completa dos beneficiários das bolsas bancadas pelos royalties do petróleo - com o nome completo de pais e renda bruta - para que a sociedade avalie bem se de fato trata-se de um investimento ou mais um "caixa dois" da administração pública no Brasil!!!
7 comentários:
Ano novo vida nova na Prefeitura de Campos..... será?
Muito tenho visto, lido e ouvido sobre a Prefeitura Municipal de Campos...entre os acertos e desarcetos..em especial neste momento gostaria de destacar a Superintendência de Saúde Coletiva criada no governo Rosinha Garotinho! Acredito como estudioso da saúde pública, que tenha sido criada para atender as tendências da saúde pública, que vem sendo discutida nas instituições de peso do país como a ENSP/Fiocruz, escola tradicional e respeitada no meio acadêmico, institucional e científico, e tem evidenciado o peso e poder da saúde coletiva tornando-se cada vez mais presente e fortificada qui Sá deixando de ser uma ramificação da saúde pública para ter eixo e identidade própria!
Penso que Campos dos Goytacazes ganhou muito com a criação da Superintendência de Saúde Coletiva, que com propriedade do nome abraçou coletivamente os serviços e programas da saúde.
Relembrando as notícias pertinentes a esta Superintendência no ano de 2009, onde Dr César Ronald estava no comando: os acasos e surtos de Dengue, que assombravam a cidade devido a experiência do governo antecessor, foram controlados; iniciou-se o controle aéreo dos focos de Dengue; foi lançado o Geoprocessamento e Sala de Situação da Dengue mesmo que incipiente devido a falta de infra-estrutura; o município de Campos dos Goytacazes ficou conhecido em Brasília pelo pioneirismo do geoprocessamento e Sala de Situação da Dengue e ousadia do seu precursor no município de expandir para a Sala de Situação para demais doenças, condicionantes e estudos; iniciou-se uma articulação entre as Secretarias Municipais de Educação e Saúde através da referida Superintendência no combate a Dengue, fato “ inaugurado” no Jardim São Benedito, onde a proposta era promover a educação em saúde e as crianças seriam multiplicadores principalmente da prevenção da Dengue; com a ausência do PSF foi iniciado o Programa /Projeto de Assistência aos Assentamentos e Quilombolas levando saúde as populações com difícil acesso a rede assistencial de saúde promovendo assim a equidade do acesso ao SUS; e para terminar provavelmente há outros projetos em andamento e não noticiados que surgiram desta Superintendência!
Caros, refletindo hoje as notícias veiculas pela Prefeitura referente a Superintendência de Saúde Coletiva, hoje sob o comando do Dr Charbell Kury, verifico que curiosamente após a sua entrada a sala de Situação da Dengue foi inaugurada com toda infra-estrutura; o controle aéreo dos focos da Dengue continua..; a parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Saúde continua...; o Programa/Projeto de Assistência aos Assentamentos e Quilombolas continua...
O fato é que todos estes fatos são noticiados como fatos novos ou novos feitos desta Superintendência, ou seja, do novo comandante, o que não é! Como já diz o ditado popular dá a César o que é de César! Ética, transparência e respeito são os logos da atual administração, mas não tem sido tão transparente assim diante dos fatos acima! Não é intuito deste texto questionar a capacidade do atual Superintendente que muito se destacou na Epidemiologia, mas levar aos campistas a refletir sobre tal fato entre outros como...o real motivo da saída do visionário (qualidade que poderia ser atribuída ao Sr César Ronald) do governo!
Diante das noticias atuais não consegue se desvincular da mesma, pois a maior parte das notícias é da Epidemiologia, que ainda continua sob o comando do Dr Charbell e entes queridos!
Para terminar, não é intuito também tomar partido do Dr César Ronald, mas apenas lembrar que os que contribuem e contribuíram para o atual governo mesmo diante das divergências devem ser éticamente lembrados, afinal num governo populista e político, embora muitas vezes os interesses políticos prevaleçam a competência a ética devem ser os eixos norteadores, senão, na partilha final somente as migalhas das fatias do bolo sobrarão!
Desculpe a falta de contexto mas nao poderia perder a oportunidade!
Caro Roberto: Gostaria de saber, pois desconheço e emenda do Dep. Ibsen Pinheiro, se a mesma, não entra na mesma proporcionalide do FPM. O que me leva a esta indagação, é, se os criterios para a "partilha" forem os mesmos, as alterações serão da magtitude que estão propagando?
Caro Roberto: Gostaria de saber, pois desconheço e emenda do Dep. Ibsen Pinheiro, se a mesma, não entra na mesma proporcionalide do FPM. O que me leva a esta indagação, é, se os criterios para a "partilha" forem os mesmos, as alterações serão da magtitude que estão propagando?
Os politicos da cidade e de toda região estão loucos devido à possibilidade de perderem esta fonte de "renda" tão valiosa. É muita cara de pau dizerem que vai prejudicar no desenvolviento da cidade. Que desenvolvimento? Fazer chafariz e colocar camelos na entrada da cidade? Deve ser gozação com a população. Nunca vi uma cidade com tanto recurso como Campos dos Goytacazes ser tão atrasada. Somos motivo de chacota em todo lugar que vamos, pois aqui reina a falcatrua e os "Coroneis Radialistas". Adorei a sugestão do Roberto Moraes para de que seja apresentada uma lista dos beneficiários. Dúvido que tenham tanta transparência. Quero que fiquem SEM ROYALTIES!! Vou adorar!!! É pouco para esse bando que não vale nada!!
ATENÇAÕ SRS. DIRETORES E AUTORIDADES PUBLICITÁRIAS, ESTAMOS REIVINDICANDO NOSSOS DIREITOS E NÃO QUEREMOS PROBLEMAS, APENAS REINVINDICAR A FALTA DE ÁGUA DESDE DO DIA 13/03/2010 ATÉ O EXATO MOMENTO NA CASA DE CUSTODIA DE CAMPOS DOS GOITACAZES,FORA OUTROS DIAS.COMIDA AZEDA, TRANSFERENCIA PARA O PRESÍDIO DOS CONDENADOS, ATENDIMENTO MÉDICO, ASSISTENTE SOCIAL, MATERIAL DE LIMPEZA E HIGIÊNICO QUE TEMOS DIREITO E NÃO ESTÃO SENDO DISTRIBUÍDOS E TB PELA NOSSOS VISITANTES QUE SÃO HUMILHADOS EM FILAS QUILOMÉTRICAS. QUEREMOS A RETIRADA DO CHEFE DE TURMA DE ONTEM O SR MORAES, PQ O MESMO NÃO TEM O MINÍMO RESPEITO COM OS INTERNOS, ESTÁ ESPANCANDO, CHINGANDO E AMEAÇANDO OS PRESOS APONTANDO ARMA DE FOGO PRA DENTRO DAS CELAS.ESTAMOS EM GREVE DE FOME, NÃO IREMOS PEGAR NENHUMA ALIMENTAÇÃO ENQUANTO NÃO SOLUCIONAREM ESTES PROBLEMAS. ESTAMOS FAZENDO UMA REINVINDICAÇÃO PACÍFICA...O SUB DIRETOR SR NUNES DE TUDO ESTÁ CIENTE E NENHUMA ATITUDE É TOMADA.... OBRIGADO! INTERNOS DA CASA DE CUSTÓDIA DALTON CRESPO - CAMPOS DOS GOITACAZES.
Postar um comentário